A era da tecnologia e o futuro da educaçã

A era da tecnologia e o futuro da educação

Utilizamos as telas para diversas atividades, como aulas, palestras, shows e, principalmente, para nos conectarmos socialmente. Encurtar distâncias virtualmente nunca foi tão importante.

Na escola, durante décadas, os recursos disponíveis para ministrar uma aula limitavam-se basicamente aos livros e quadro de giz, mas, contemporaneamente, os recursos com computadores, com acesso à internet, têm contribuído para ampliar o ambiente educacional.

Tais recursos dizem respeito à tecnologia que se constitui, segundo Leite (2014, p. 25), de “todos os instrumentos que servem para realizar um trabalho pedagógico de construção do conhecimento”, os quais abrangem uma diversidade de artefatos, instrumentos, e máquinas que se incorporam ao processo de ensino-aprendizagem.

A tecnologia tem grande importância para a educação, abrindo as janelas do conhecimento, o qual existe para ser compartilhado e multiplicado.

Nos últimos tempos, a missão de ensinar ganhou aliados de peso: a internet e as novas tecnologias, que facilitam o acesso rápido a novos conhecimentos. Se utilizada da forma correta, contribui para o aprendizado e desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Aulas mais interativas e dinâmicas, incentivo à criatividade e aumento de produtividade por parte dos alunos são alguns dos benefícios da tecnologia na educação.

As tecnologias auxiliam e preparam os alunos para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais devido às mudanças proporcionadas pelo avanço tecnológico, desenvolvendo diferentes competências e habilidades. Não podemos esquecer que o movimento de transformação digital atinge todos os âmbitos da sociedade, inclusive o profissional.

Além disso, a tecnologia torna o ensino mais atrativo e aproxima os alunos do conteúdo trabalhado. Torna o processo mais instigante nas escolas, com jogos e aplicativos educacionais, por exemplo.

Fazer uso da tecnologia passou a ser uma necessidade, porém é preciso estudar as melhores formas de empregá-la a fim de trazer benefícios para professores e alunos, aumentando a motivação de ambos em sala de aula.

Professora Maiara Crisostomo de Araújo

5° ano 1 e 2