A importância da tarefa para casa

Tarefas para casa são importantes? Qual a quantidade ideal? Com qual frequência essas tarefas devem ir para casa?

Essas e muitas outras perguntas surgem quando o assunto é TAREFA PARA CASA.

Muitos pais acham que não é necessário a quantidade de tarefas enviada durante a semana, pois assim não sobra muito tempo para outras tarefas com a família. Por outro lado, tem pais que acham que as tarefas enviadas são poucas.

“A tarefa escolar é uma rotina da prática pedagógica, adotada na grande maioria das escolas, com pequenas diferenças, sejam quais forem as suas condições de ensino e aprendizagem. Mesmo assim, é curioso o quanto incomoda pais, professores e alunos. “As escolas queixam-se das famílias, e as famílias, por sua vez, também se queixam muito das escolas. A verdade é que, provavelmente, ambas as partes tenham razão”. (SAVIANI,; COSTA; CASCINO, 2000, p. 10)

Sendo assim, os pais devem confiar no profissional que está acompanhando a vida escolar do seu filho, pois o mesmo tem um planejamento todo organizado e orientado pela coordenação de acordo com a faixa etária dos alunos. Não tem tarefa de mais e nem de menos, e sim, o suficiente para que desenvolvam autonomia, responsabilidade, e tenham uma melhor fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Além de tudo isso, melhora o pensamento crítico.

Portanto, é necessário que cada envolvido no processo de aprendizagem (alunos, pais e professores) cumpram seu papel. Conforme Romano (2008, s/p.), o professor “tem a missão desafiadora que é despertar no aluno o desejo pelo conhecimento do mundo, do outro e de si mesmo”. Assim, deve oferecer uma variedade de atividades que possa beneficiar a todos os alunos.

Já a família fica responsável por promover o aprendizado através da TAREFA DE CASA. Sempre incentivando, encorajando seu filho mesmo diante das dificuldades encontradas, e o mais importante, elogiar sempre, mesmo diante de pequenas conquistas.

Seguem algumas dicas de como organizar de forma prazerosa o momento da TAREFA DE CASA:

•       Mesa e cadeira adequadas.
  •       Ambiente ventilado e com boa iluminação.
  •       Manter televisão e celular desligados.
  •       Se tiver mais crianças em casa, permitir que realizem as tarefas juntos, pois além de se incentivarem também podem brincar juntos quando terminarem.
  •       Caso a criança seja mais nova, e a tarefa exija mais da concentração, pode se dividir em dois momentos, fazendo um pequeno intervalo.
  •       Quando a criança está no processo de alfabetização, os pais devem ajudar na leitura do enunciado, sempre estimulando a leitura compartilhada. Cada um lê uma parte (pais e filho).

Sabemos que a rotina dos pais está cada vez mais corrida, e que muitas vezes chegam tarde e cansados. Mas acredite, com uma organização da rotina familiar, todos conseguem se ajudar.

Queridas famílias, seus filhos são o bem mais precioso, portanto, todo o tempo que vocês se dedicarem a eles, será lembrado para sempre, pois o objetivo mais importante da TAREFA DE CASA, é estar junto, é se fazer presente, e assim, estarão construindo memórias para a vida.

Quando famílias e escola caminham juntas, todos são beneficiados, principalmente as crianças.

Professora Grasiela Furtado 💚

Neuropsicopedagoga