A importância das emoções para nossos pequenos.

As emoções fazem parte do nosso cotidiano, podemos sentir um carrossel, um misto de sensações, das mais variadas possíveis. Adquirimos através de algum acontecimento, seja algo que ganhamos e ficamos muito felizes, seja um amigo que não quer brincar naquele momento e ficamos tristes, muitas emoções podemos sentir ao longo do dia, ao longo da vida. Para tanto, precisamos conscientizar nossas crianças sobre esses sentimentos, explicando de onde vem, o porquê de estarem sentindo aquilo no momento. Dessa maneira, elas terão maior facilidade para se comunicar e tentar controlar suas emoções.

Vale ressaltar que emoção e sentimento andam lado a lado, porém cada um tem o seu significado e não são iguais. As emoções costumam ser passageiras e os sentimentos duram por mais tempo, como por exemplo: o amor, a inveja. Mas de onde vêm as emoções? Quando o cérebro passa por algum estímulo em determinada situação, surge a emoção. Dentre várias delas, estão as principais: raiva, tristeza, medo, alegria e calma. Nos dias de hoje, existem uma infinidade de livros que falam sobre este assunto, como “O Monstro das Cores” e “Pedro vira porco-espinho”. Esses dois livros encantadores, trazem de forma lúdica como lidar com as emoções e as crianças adoram. Primeiro porque amam ouvir histórias, e segundo porque trazem um entendimento claro e objetivo para elas, pois um deles utiliza a cores para diferenciar as emoções e o outro o animalzinho porco-espinho. Vale muito a pena a leitura.

Muitas vezes a criança chora por não saber se comunicar, pois não consegue se expressar e verbalizar o que está sentindo naquele momento, logo, o choro é a forma dela responder a tal situação de desconforto. Por isso é tão importante trabalhar as emoções desde pequeno. Reconhecê-las também reflete na empatia, pois a criança consegue entender o que está acontecendo com o outro. 

Sendo assim, construir uma inteligência emocional na criança, faz com que futuramente, ela consiga enfrentar e resolver seus problemas. Sabemos que é um processo longo, desafiador, construído diariamente entre a criança, família e escola, mas que os resultados serão brilhantes para o desenvolvimento dos pequenos.

 

Caroline Correia da Silva

 

Professora – Infantil 2