A importância das funções executivas na aprendizagem infantil

De maneira prazerosa e divertida as crianças também precisam aprender a planejar, organizar, focar e muito mais. Esses momentos em que executam atividades simples e cumprem tarefas, que ocorrem em diversas ocasiões, auxiliam no bom desenvolvimento cerebral na infância e em suas respectivas habilidades mentais.

Mas crianças só têm que brincar, certo? Correto, mas diversas brincadeiras estimulam o cérebro e os atos cotidianos que desenvolvem as funções executivas na primeira infância e são de fundamental importância, pois formam o alicerce necessário para a aprendizagem. Afinal, para aprender é necessário ter atenção, do mesmo jeito que para entender uma pergunta precisamos de foco e de não cair nas tentações que nos distraem.

Mas afinal, o que são as funções executivas? Elas são um conjunto de habilidades que nos ajudam a direcionar e gerenciar vários fluxos de informações disponíveis, rever planos, resistir às distrações, evitar ações precipitadas. Daí já conseguimos perceber a importância das funções executivas na infância, porque acabamos usando essas funções em qualquer brincadeira.

As funções executivas são responsáveis pelo processo de engajamento na realização de atividades como planejar, sequenciar, iniciar e continuar uma tarefa, por exemplo. Por isso é importante que essas habilidades sejam estimuladas desde cedo, na Educação Infantil.

No processo de aprendizagem, as habilidades mais importantes que auxiliam no desenvolvimento escolar da criança são: objetivar, planejar, organizar, flexibilizar, operacionalizar e monitorar.

Esses processos são fundamentais para a criança realizar suas atividades cotidianas e escolares, permitindo focar a atenção, selecionar e inibir informações que possibilitam a capacidade de pensar e agir.

Com isso é possível estabelecer metas, determinar estratégias, ordenar ideias e tempo, mudar o foco e considerar alternativas, reter informações e recordá-las para a execução de uma atividade,  fiscalizar a realização de uma atividade e seu desempenho.

Professora Julie Melo 💚