ADAPTAÇÃO ESCOLAR
Sabemos que muitas vezes a adaptação escolar das crianças é difícil, entretanto, é justamente nesse momento que devemos passar a necessária tranquilidade e segurança para os menores.
“Se os familiares encararem a entrada na escola como algo positivo, que gera autonomia, crescimento, amadurecimento e ajuda na socialização, será ótimo para todos. Se for vivenciada como culpa pelo abandono, será difícil para todos.” como afirma Cisele Ortiz. (Psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá)
Essa adaptação pode se dar nos primeiros deslocamentos à escola ou até na troca de instituição de ensino, haja vista que o aluno está enfrentando situações delicadas e desconhecidas. Para facilitar essa adaptação, podemos destacar alguns procedimentos:
- A família pode acompanhar diretamente a criança nesta fase, aconselhando e fornecendo alternativas para a solução de eventuais problemas que poderão surgir;
- O choro dos alunos com tenra idade (criança pequena) pode acontecer e é normal nesta fase. O importante é ter consciência e estar preparado para uma despedida breve, para o bem da criança.
- Trazer algum pertence de apego que lhe traga segurança (ursinho, cheirinho…) ou até mesmo desenhar um coração nas mãos da criança e na dos pais, e cada vez que ela sentir saudades beijar a mão ou ainda levar uma foto dentro da mochila.
Antes de levar os pequenos para escola a sugestão é ter uma conversa informando que eles estão em fase de crescimento, precisando aumentar seu espaço de convivência, seja para realizar brincadeiras, conhecer e interagir com outras crianças, e, aprender coisas novas.
Nesta etapa os pais devem ter sensibilidade e cuidado na hora de prometer algo, pois a criança precisa se sentir segura e perceber que está no meio de pessoas dignas de sua confiança. É necessário ser firme, embora seja difícil ver tudo isso acontecer. Pense que aprender a lidar com essas emoções é de suma importância para o desenvolvimento sadio infantil.
Confie na escola e nos educadores que você escolheu para cuidar de seu maior tesouro e sempre havendo alguma dúvida ou questionamento não deixe de procurar o auxílio do professor ou coordenação.
Bianca Marilene Zanata Galvão
Coordenadora Pedagógica