Aprendizado lúdico de uma segunda língua

Não é segredo para ninguém que o domínio da Língua Inglesa se tornou uma ferramenta mais do que essencial na atualidade. O fato de o conhecimento dessa língua ser algo indispensável no mundo modernizado, muitos pais estão recorrendo a colocar seus filhos em escolas, que disponibilizam a Língua Inglesa desde os primeiros anos de vida. Quando esse contato com a língua acontece durante a primeira infância, a capacidade de aprendizagem é muito mais fácil, pois nesta fase do desenvolvimento, o cérebro da criança está mais aberto a fazer novas sinapses e conexões cerebrais.

Outra questão sobre o desenvolvimento nessa fase, é o aparelho fonético que está se formando ainda, por isso a pronúncia correta das palavras acontece mais rapidamente, e um dos melhores jeitos para estimular o aprendizado da segunda língua de forma natural, é através de estímulos lúdicos diários.

As atividades lúdicas têm um impacto enorme na vida das crianças e podem promover o desenvolvimento da sua personalidade, bem como das suas funções morais, psicológicas e intelectuais. Portanto, é de extrema importância dar ênfase na diversão durante a hora de aprender uma segunda língua na primeira infância.

Jogos, músicas, vídeos e brincadeiras são ferramentas de aprendizagem importantes. Por meio dessas atividades, os alunos podem expressar sua imaginação, desenvolver habilidades sociais, raciocínio, concentração e criatividade. Proporcionando mais interação entre os colegas de classe e a aprendizagem da língua, tornando a sala de aula mais atrativa para os alunos, além de eles terem mais interesse nas aulas.

Aulas que trazem momentos de diversão consolidam o aprendizado. A criança aprende sem sequer notar. Por exemplo, quando o professor faz uma brincadeira em que revisa o vocabulário ou utiliza uma música/vídeo na qual são trabalhados os movimentos e as propriedades da fala, ele consegue fazer o aluno assimilar o conteúdo de forma natural e leve.

O incentivo desde os primeiros anos de vida ajuda muito, pois a língua materna ainda não está completamente enraizada facilitando a aprendizagem da segunda língua. Pode-se entender também que a criança que convive em um ambiente afetuoso e divertido passa a enxergar a aprendizagem de línguas com outros olhos e deixa de vê-la somente como uma obrigatoriedade no futuro.  Os professores que estão diariamente convivendo e transmitindo conhecimento através do afeto e brincadeiras lúdicas acabam sendo responsáveis por esse primeiro contato com a língua estrangeira, impactando a visão que este indivíduo terá nas suas futuras experiências com as línguas estrangeiras.

Dica da teacher Nicole!

Uma ótima forma para os pais incentivarem o aprendizado do inglês em casa, é sempre que possível (se tiver um certo domínio da língua inglesa) falar algumas palavras ou frases em inglês que fazem parte do cotidiano da criança, como por exemplo:- Vamos tomar banho! -“Let’s take a shower”. Outra forma que funciona mesmo para os pais que não possuem domínio da língua, seria passar vídeos e desenhos em inglês quando possível, eles absorvem as informações como uma grande esponjinha na infância, vamos aproveitar essa fase!