Como combater a ansiedade em períodos de provas?

Como combater a ansiedade em períodos de provas?

Quase todos os dias eu escuto, vamos ter prova hoje? Parece fácil, mas controlar ansiedade está longe de ser tarefa simples, até mesmo para os pequenos estudantes. É preciso exercitar a mente para que ela não te domine, principalmente na hora da temida prova.

Muitos alunos não conseguem, de fato, reduzir a ansiedade, já que desde o período anterior à prova eles carregam esse sentimento de grande tensão e medo por pensar que  não vão conseguir, se os responsáveis vão gostar da nota final, ou então tirar nota “baixa”.

Mas deixar o nervosismo te consumir pode prejudicar a linha de raciocínio durante a prova e fazer com que respostas de questões simples ou que foram estudadas sejam um verdadeiro desafio. Os responsáveis pelo estudante têm um papel de suma importância, na hora de tranquilizar seus filhos e prepará-los para novos desafios. Mas, não esqueça que não é preciso acertar toda a prova para tirar uma boa nota.

Quer saber como controlar a ansiedade durante as provas?

 

Se você querido aluno sofre com esse mal, principalmente em época de prova, saiba que nem tudo está perdido! A pressão sempre vai existir, mas com muito empenho e trabalho mental, é possível garantir um resultado justo e sem preocupações excessivas. Além disso, para te ajudar ainda mais, algumas dicas com exercícios para controlar a ansiedade podem ser fundamentais nesse processo. Confira algumas delas:

  Prepare-se bem para a prova

Parece óbvio, mas muitos alunos com ansiedade consideram uma etapa difícil de ser seguida. Não tem segredo, quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá. O ideal é que você mude a forma de encarar as avaliações. Em vez de enxergá-los como um mal necessário, passe a vê-los como um desafio e uma oportunidade de demonstrar sua disciplina, empenho, inteligência, memória e raciocínio.

  Não estude na véspera ou no dia

Deixar para estudar poucos dias antes da prova é um erro comum entre os estudantes. Para encarar o teste com mais tranquilidade, é importante se preparar com, pelo menos, sete dias de antecedência. Lembra da rotina de estudos que tanto falamos? Ela é fundamental para seu sucesso nos estudos. Passe pelas matérias estudadas no período e revise todas as atividades feitas em sala de aula. A realização das tarefas enviadas para casa também são importantes na fixação dos conteúdos.

  Estude em um local organizado e tranquilo

Além de procurar um local com pouco barulho, é importante que o ambiente esteja organizado e tenha poucos objetos, assim você pode organizar os estudos com mais facilidade e não se perder nas informações.

  Dormir bem

Uma boa noite de sono na noite anterior a prova é o remédio para combater a ansiedade. Isso porque, quando dormimos melhor e a quantidade indicada por especialistas, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios.

  Manter a calma

Lembre-se que a prova não é um bicho de sete cabeças. Você estudou, se preparou para ela e sabe as respostas. Por isso, tente manter a calma e respire profundamente antes de começar e quando se sentir nervoso.

  Leia as instruções/questões da prova com cuidado

Leia e escute atentamente todas as instruções da prova, são elas que te direcionarão durante a avaliação. Se não entender alguma instrução, não hesite em tirar suas dúvidas com os professores no decorrer da prova.

  Concentre-se na prova

O recurso mais importante no momento de fazer uma prova. Quando a mente está concentrada em uma tarefa, as chances de ser contaminada pela ansiedade ou insegurança são baixíssimas. Por isso, a melhor dica para controlar a ansiedade na hora da prova é manter a concentração 100% nela.

  Supere seu medo de desafios

Entenda que a vida é feita de desafios que devem ser superados. Alguns serão mais difíceis e outros você ultrapassará com facilidade, mas tenha em mente que tudo deve ser tratado como uma forma de aprendizado.

  Mantenha uma atitude positiva

Mesmo que seja um momento difícil e de muitas preocupações, se manter positivo e confiante durante o preparo e a aplicação da prova pode contribuir para o seu melhor desempenho. Mesmo que a matéria não seja uma das suas preferidas, manter a leveza é uma alternativa e tanto para se dar bem.

Entender o que é e como controlar a ansiedade e nervosismo é a chave para uma boa performance em qualquer avaliação. Agora é com você, querido aluno! E não esqueça: caso você não vá bem nessa, é só se dedicar de novo para se dar melhor na próxima! Conte com o auxílio de seus professores e familiares! Lembre-se: seja uma esponja, absorva ao máximo seus professores, questione, tire dúvidas, seja um aluno participativo! Estude sempre e siga adiante. Essa é a melhor maneira para lidar com a ansiedade!

Professora Gessica Rocha

2°ano 2