Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil

A Educação Infantil traz três elementos essenciais para o desenvolvimento da criança, sendo eles: o cuidar, o educar e o brincar. Cada um assume um papel importante nesta fase escolar, porém sempre respeitando o conhecimento e a vivência de cada criança inserida no meio em que vivem. Mas qual a importância desses elementos? O que aborda cada um para o aprendizado do seu filho?

O “cuidar” vai muito além das ações básicas do nosso cotidiano como, por exemplo, as necessidades fisiológicas e a alimentação da criança, mas também traz o cuidado com o próximo, nas suas atitudes com o ambiente que as cercam e trabalhando desta forma, o desenvolvimento humano.

O “educar” potencializa o “cuidar”, pois aborda as habilidades da criança, contribuindo para a sua formação, porém aqui, o educador deve planejar a sua prática pedagógica a fim de criar situações em que a criança busque a sua autonomia e construa seus próprios conhecimentos.

E o “brincar” é dar asas à imaginação, é interagir com outros colegas, é entrar no mundo da fantasia, e quem não gosta de brincar? Assim como traz o RCNEI (1998,vol.1,p.27), “ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando”. Desta forma, elas reproduzem tudo aquilo que lhes chamam a atenção, mas de forma lúdica, sendo fundamental o brincar no processo de aprendizagem, pois permite vivenciar emoções, o respeito ao próximo e expressar seus desejos e vontades.

A escola é um espaço que integra esses três elementos tão necessários para a criança, essas práticas estão voltadas para melhor contribuição no crescimento infantil, utilizando diferentes ferramentas que ampliem o conhecimento. Sendo assim, o cuidar, educar e brincar devem estar entrelaçados, de uma maneira em que a criança se sinta segura, acolhida e adquira novas aprendizagens, entendendo sempre que a mesma está em constante fase de desenvolvimento, e que juntos, família e escola, somos os mediadores deste processo de formação social da criança.

Caroline Correia da Silva 💚

Professora