Novas metodologias são necessárias no ensino de ciências

Quase que diariamente falamos sobre ciência, embora muitas vezes nem nos demos conta disto, sendo os questionamentos como “o que é Ciência” ou “qual a sua importância para a sociedade”, problematizações que ficam em sua grande maioria no segundo plano. O ensino de Química possui conceitos abstratos que podem ser de difícil compreensão, assim como sua relação com a realidade dos estudantes pode significar um desafio. O que está presente no cotidiano das pessoas, em geral, não é a química e sim o objeto de estudo da Química, como suas substâncias, moléculas, constituições, propriedades e transformações.

Desde os primórdios da humanidade, incluindo a descoberta do fogo e até mesmo o desenvolvimento das primeiras teorias sobre a matéria pelos filósofos antigos, os conceitos químicos impulsionam o desenvolvimento. Na criação dos computadores, novas e modernas telas, na fabricação de medicamentos e vacinas, a química se faz presente. Não somente em grandes feitos, mas também no simples processo de fermentação de um pão ou uso de um agente limpante em casa.

Entender qual é o conceito de Ciência e como a Química se enquadra dentro dele é  complexo, passou por inúmeras transformações no decorrer da história. Levando em consideração a visão de Chassot (2007), que nos remete a ciência como linguagem para entender o mundo, e sabendo que a química como ciência é pouco empregada ou tida como uma matéria difícil para os alunos, é importante buscar metodologias capazes de orientar ou incentivar os alunos no seu estudo e entendimento.

Por essa e por outras que é importante a busca por novas metodologias de ensino como ferramentas de pesquisas, novas plataformas de ensino, experiências adaptadas e a aproximação dos conhecimentos prévios dos alunos com os conteúdos trabalhados em sala. Hoje se torna de extrema importância o estudo constante e a reciclagem dos conhecimentos dos professores e sua adaptação. Pois o mundo que nos cerca é complexo e a compreensão dos alunos se faz necessária.

Apenas com a educação poderemos mudar e moldar o mundo para que ele se torne melhor, mais evoluído, tecnológico e sustentável e o professor como agente de transformação social tem um papel fundamental em todo esse processo.

Thyago Henrique da Silva

Professor de Química, Física e Robótica