Novas metodologias são necessárias no ensino de ciências

Novas metodologias são necessárias no ensino de ciências

Quase que diariamente falamos sobre ciência, embora muitas vezes nem nos demos conta disto, sendo os questionamentos como “o que é Ciência” ou “qual a sua importância para a sociedade”, problematizações que ficam em sua grande maioria no segundo plano. O ensino de Química possui conceitos abstratos que podem ser de difícil compreensão, assim como sua relação com a realidade dos estudantes pode significar um desafio. O que está presente no cotidiano das pessoas, em geral, não é a química e sim o objeto de estudo da Química, como suas substâncias, moléculas, constituições, propriedades e transformações. 

 

Desde os primórdios da humanidade, incluindo a descoberta do fogo e até mesmo o desenvolvimento das primeiras teorias sobre a matéria pelos filósofos antigos, os conceitos químicos impulsionam o desenvolvimento. Na criação dos computadores, novas e modernas telas, na fabricação de medicamentos e vacinas, a química se faz presente. Não somente em grandes feitos, mas também no simples processo de fermentação de um pão ou uso de um agente limpante em casa.

Entender qual é o conceito de Ciência e como a Química se enquadra dentro dele é  complexo, passou por inúmeras transformações no decorrer da história. Levando em consideração a visão de Chassot (2007), que nos remete a ciência como linguagem para entender o mundo, e sabendo que a química como ciência é pouco empregada ou tida como uma matéria difícil para os alunos, é importante buscar metodologias capazes de orientar ou incentivar os alunos no seu estudo e entendimento. 

 

Por essa e por outras que é importante a busca por novas metodologias de ensino como ferramentas de pesquisas, novas plataformas de ensino, experiências adaptadas e a aproximação dos conhecimentos prévios dos alunos com os conteúdos trabalhados em sala. Hoje se torna de extrema importância o estudo constante e a reciclagem dos conhecimentos dos professores e sua adaptação. Pois o mundo que nos cerca é complexo e a compreensão dos alunos se faz necessária.

 

Apenas com a educação poderemos mudar e moldar o mundo para que ele se torne melhor, mais evoluído, tecnológico e sustentável e o professor como agente de transformação social tem um papel fundamental em todo esse processo.

 

Thyago Henrique da Silva

Professor de Química, Física e Robótica