Nutrição

CULINÁRIA EM FAMÍLIA TAMBÉM É DIVERTIDA!

Cozinhar pode se tornar uma brincadeira divertida para toda família, principalmente para as crianças, pois aprendem sobre alimentação, trabalham noções matemáticas, práticas de higiene e trabalho em equipe. Ainda, conhecem culturas, desenvolvem coordenação e exercitam a paciência. 

Incentivar as crianças a cozinhar é também uma forma de fazer com que eles experimentem novos alimentos, exercitem sua autonomia e podem se divertir.

Diversos estudos apontam que as crianças que ajudam a preparar suas próprias refeições se alimentam de uma quantidade significativamente maior de verduras do que as que não se envolvem nessa atividade.

Na cozinha são necessárias algumas regras básicas para manter a segurança e higiene em todas as tarefas com as crianças, como prender os cabelos e dobrar as mangas da blusa, lavar sempre as mãos antes de tocar nos alimentos, não utilizar facas ou outros utensílios cortantes, manter as crianças longe do fogão e forno, evitar o contato e manuseamento de pequenos eletrodomésticos perigosos e trabalhar na bancada em segurança como por exemplo um banco seguro para elevar as crianças.

 

Vamos aprender juntos?

 

Pensando em um momento em que todos possam participar, trago uma receita fácil e deliciosa na qual os pequenos podem ajudar a quebrar os ovos, misturar os ingredientes e ainda ajudar a fazer as bolinhas.

 

Pãozinho de ricota com chia

Ingredientes:

1 ovo;

1 xícara de creme de ricota ou queijo cottage;

1 1/2 xícara de polvilho azedo (pode ser mais ou menos, pois o polvilho que vai dar o ponto de não grudar na mão);

1 colher de sopa de manteiga sem sal (preferência ghee);

Chia a gosto;

1 colher de sopa de fermento de bolo;

1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes, fazer bolinhas e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC e assar até ficarem dourados.