O Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de Junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Essa data tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais.

 

Partindo desse tema “Ambiente Humano”, gostaria de fazer aqui uma reflexão: Quando nos perguntam qual o conceito, como definimos o que é o Meio Ambiente? É comum pensarmos em plantas, em paisagens naturais, em seres vivos, mas dificilmente nos colocamos como parte dessa definição, no entanto, também somos seres vivos, somos parte dessa natureza.

 

Antigamente a humanidade tinha uma conexão maior com a natureza, retirando somente aquilo de que precisava para seu sustento, sem causar tanta interferência no meio ambiente. Com o passar dos anos, com os avanços tecnológicos e a urbanização, as ações antrópicas ganharam grandes proporções, passando a extrair da natureza, de maneira inconsequente, em uma quantidade e velocidade que o meio ambiente não consegue repor, ou seja, a sociedade tem ficado cada vez mais insustentável.

 

Atribuo esses acontecimentos, em grande parte, ao fato de que não nos vemos inseridos como meio ambiente, nos vemos como seres mais inteligentes que os outros e achamos que sabemos o que estamos fazendo, embora isso não seja verdade, já que somos a espécie que mais causa impactos negativos no Planeta. Essa mudança na relação homem-natureza, em que o homem vê a natureza como um simples objeto a ser explorado, tem provocado consequências catastróficas em todo o mundo. Por esse motivo, desde 1972 várias conferências e acordos internacionais são realizados a fim de que governos de diversos países assumam compromisso e responsabilidade em preservar e cuidar do meio ambiente, pensando nas futuras gerações.

 

Precisamos nos ver como parte dele e sendo assim, entender que se cuidarmos do meio ambiente estaremos cuidando de nós mesmos. Que possamos refletir mais em nossas ações buscando sempre escolhas mais sustentáveis. Já melhoramos muito, mas ainda temos muito o que fazer!

 

 

Professora Camila – Ciências/Biologia 💚