O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA COMO UM ATO DE AMOR

“É preciso que a leitura seja um ato de amor”

(Paulo Freire)

Quando falamos em processo de leitura, muitas pessoas imaginam que o mesmo ocorre a partir do 1º ano do ensino fundamental. Porém, não acontece sempre dessa forma. É muito importante que a criança tenha contato com os livros desde o início da infância.

Para que a leitura em si aconteça, um longo caminho é percorrido. Vale ressaltar que para  maior sucesso na hora de inserir a leitura na vida dos pequenos, a parceria entre a escola e a família é fundamental. Pois, desta forma, ambos lados conseguem participar do desenvolvimento, o que torna mais eficiente para o entendimento da criança.

Nessa etapa da vida, é normal que apareçam dificuldades, por isso a paciência de quem a acompanha nesse trajeto é uma das peças principais.

Quando falamos em desenvolvimento do processo de leitura, é importante esclarecer que o mesmo é dividido por quatro fases. Sendo elas: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.Cada uma dessas fases tem um papel essencial em meio ao processo .

A decodificação é a capacidade de identificar códigos e relacioná-los com seu significado.

A compreensão é quando o leitor consegue identificar o sentido do texto, de qual gênero se trata e sua estrutura.

A interpretação embora confundida muitas vezes com a compreensão tem um significado um tanto diferente. Essa fase se refere ao momento em que se torna possível argumentar e interagir com o texto em si, ou seja, ter um olhar crítico sobre o que está escrito.

A última fase da leitura é a retenção, relacionado ao  momento que o leitor consegue conservar e guardar para si as informações explícitas no texto.

Além disso, antes da criança chegar em qualquer uma dessas fases, ela precisa ter contato com letras e sílabas, conseguindo formar consciência fonológica. Mas principalmente, deve-se ter contato com livros e o reconhecimento do mundo de informações que são capazes de nos proporcionar.

O início do processo de leitura é diferente para cada criança, pois depende da realidade de cada uma. Alguns passam a frequentar a escola mais cedo, outros têm maior contato com letras e livros em casa, e entre outros fatores que intervêm nesse trajeto.  Por isso, é de grande importância ter a consciência de que cada criança é única e com o seu próprio tempo para cada fase e novas descobertas.

Ler para seu filho também é uma peça chave. Afinal, as crianças se espelham nos adultos que a rodeiam. Para que ela tenha a leitura como um ato de amor, é primordial que ela assista pessoas que ela ama fazendo o mesmo.

Professora Estéfani Ferreira Buba.