Retomando os estudos

Retomando os estudos

Durante 2020 tivemos uma quebra nas nossas modalidades de estudo. Com provas em casa, aquele formato tradicional de estudos foi se perdendo, agora com a retomada das aulas presenciais e provas sem consulta, a retomada de uma rotina de estudos é fundamental para melhorar a aprendizagem e os resultados.

Envolver-se com os conteúdos, trazer para o cotidiano e desenvolver práticas simples de estudo auxilia na retomada desse ritmo. Confira algumas dicas que podem melhorar seus resultados:

  1. Estude pouco, mas estude todos os dias. 

Estudar todos os dias auxilia no desenvolvimento de um hábito, além de fazer com que nosso cérebro se acostume com o processamento de informações. 

 

  1. Selecione os assuntos mais importantes, ou aqueles que têm mais dificuldade de entendimento, aprendizagem e separe um tempo para ampliar a forma de estudar esses conteúdos. Use a internet para pesquisar sites, aulas, curiosidades sobre o assunto, podcast, artigos e dicas. 

 

  1. Evite distrações. Nosso celular hoje está por perto o tempo todo, o que de forma geral dificulta nossa concentração. Estabeleça um tempo para passar em suas redes sociais e outro para estudar, escolha um local sem muitos estímulos externos, que auxiliem nesse momento de estudo. 

 

  1. Aprendizado ativo. Utilize técnicas como ler em voz alta, criar infográficos, imagens e desenhos dos conteúdos que você está estudando. Preste atenção qual método é o mais eficiente e use-o a seu favor nos estudos.

 

  1. Leia o conteúdo, releia e relembre. A assimilação do conteúdo se dá pela forma como relembramos aquilo que lemos. Procure associar, relembrar e explicar em voz alta os conteúdos já estudados. 

Estas são algumas dicas que podem auxiliar na retomada da prática de estudo, mas, além disso, é importante pensar que o processo de aprendizagem e os resultados obtidos só ocorrem quando nos permitimos entender qual a nossa responsabilidade em relação aos nossos estudos. 

Observe quais são os horários que você está mais ativo, estabeleça um local para seus estudos e uma rotina. Defina um período de 30 minutos, pare 10 minutos e retome mais 30 minutos de estudo. Uma hora por dia, poderá contribuir no seu desempenho, ainda auxiliando nas questões de ansiedade e insegurança na hora das provas. 

Bons estudos.

Cristiane Back

Psicóloga